UNIVERSIDADE
ESTADUAL DE GOIAS
UNIDADE
UNIVERSITARIA DE INHUMAS
CURSO
DE PEDAGOGIA
CLEUSANI
MARIA
RONILZA
MOREIRA
Inhumas,
2012
Brincar com as crianças não é
perder tempo, é ganha-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda
é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem
valor para a formação do homem. (Carlos Drummond de Andrade)
PROJETO
DE ESTAGIO
TEMA:
A Criança como sujeito de direito: a defesa da cidadania plena desde a infância
Titulo: O faz-de-conta é uma questão levada a sério na
infância.
APRESENTAÇÃO:
A realização deste projeto foi motivada pelas
experiências vivenciadas no Estagio Supervisionado na Educação Infantil I em
creche e pré-escola. O que nos chamou a atenção foi que as crianças estão
sempre brincando, jogando ou simulando situações vividas no dia-a-dia, bem como
dando aos objetos novos sentidos. Em cada ação – que geralmente são expressas
em forma de brincadeiras de faz-de-conta –, as crianças representam vários
papéis que de acordo Oliveira (2011, p.71), “são assumidos pelos indivíduos
conforme eles buscam dar sentido às situações em que estão inseridos um sentido
de acordo com as interpretações que formulam a todo momento em relação as elas”.[...]
As brincadeiras de faz-de-conta desencadeiam várias emoções
importantes na criança, como: alegria, segurança, insegurança, irritação,
bem-estar, pavor, tranqüilidade, liberdade, entre muitas outras sensações.
Nelas, as crianças experimentam a sensação de desempenhar vários papéis (ser
mãe ou pai, médico, motorista, cabeleireira, entre outros), bem como incorpora
formas de agir (ser autoritário, atuar como vitima, como herói ou bandido).
A temática escolhida, neste projeto, faz-se em
respeito ao universo infantil e a defesa de um de seus direitos, ou seja, o
direito ao desenvolvimento da sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão.
JUSTIFICATIVA:
A Educação Infantil é uma etapa
muito importante para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. É o momento de exercer efetivamente o seu
direito de ser criança: tendo suas curiosidades sanadas e sua imaginação
aguçada. Segundo a Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional, em seu Artigo 29:
“A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. Percebe-se a necessidade de compreende a criança como sujeito de direitos, um ser histórico, social completo, que possui diferenças, particularidades e que dentro de seus limites e possibilidades é capaz de escolher, agir, criar e recriar o mundo. Segundo Maluf (2009, p, 21):
“A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. Percebe-se a necessidade de compreende a criança como sujeito de direitos, um ser histórico, social completo, que possui diferenças, particularidades e que dentro de seus limites e possibilidades é capaz de escolher, agir, criar e recriar o mundo. Segundo Maluf (2009, p, 21):
A
criança é curiosa e imaginativa, está sempre experimentando o mundo e precisa
explorar todas as suas possibilidades. Ela adquire experiência brincando.
Participar de brincadeiras é uma excelente oportunidade para que a criança viva
experiências que irão ajudá-la a amadurecer emocionalmente e aprender uma forma
de convivência mais rica.
Por meio das brincadeiras do faz-de-conta,
a criança expressa o que sabe sobre si e o mundo a sua volta. De acordo com
Rosa e Lopes (2008, p. 63) “nessas situações, os pequenos dão significado aos
movimentos, objetos, sons, pessoas e a si mesmo. [...]”. Diante disso, torna-se evidente a importância e o valor
das brincadeira como meio de promover
experiências onde envolvam as crianças em situações de faz-de- conta, fazendo com que as mesmas desenvolvam
habilidades cognitivas, linguísticas e sociais apropriando-se das questões que
permeiam o contexto no qual ela está
inserida. De acordo com Vygotsky (1998), o faz-de-conta é uma atividade importante
para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois exercita no plano da
imaginação, a capacidade de planejar, imaginar situações lúdicas, os seus
conteúdos e as regras inerentes a cada situação.
Cabe
a nos educadores ter um olhar aguçado para perceber a importância das
brincadeiras de faz-de-conta para a criança e valorizar cada gesto, sorriso,
choro, conversa dos pequeninos.
O
olhar do professor, diante das interações, das experiências e das brincadeiras
dos pequenos, deve ser um olhar sensível, que busca constantemente e que
qualifica o vivido e o experenciado, que dá importância ao fazer da criança; é
esse olhar que torna o professor não somente um observador, mas um
investigador, um pesquisador. (ROSA e LOPES, 2008 p.64-65)
O projeto em sua
totalidade procura evidenciar a importância do brincar na infância, garantindo
a criança o direito de ser agente de sua história que aceita a realidade ou a transforma.
OBJETIVO
GERAL
·
Disseminar a importância das
brincadeiras de faz-de-conta no desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS
·
Proporcionar as crianças situações em
que elas possam se expressar, colocando em prática a criatividade e imaginação por
meio das brincadeiras de faz -de -conta;
·
Incentivar as crianças a contar e
recontar histórias infantis e dramatizar algumas delas;
·
Propor a crianças que desempenham alguns
papéis vivenciados por elas no cotidiano por meio das brincadeiras de
faz-de-conta.
ÁREAS
DE EXPERIÊNCIA- ATIVIDADES - SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS
Estas questões serão definidas no Estágio II de acordo
com os planejamentos para cada campo de estágio: creche e pré-escola.
RECURSOS
·
Livros literários
·
Aparelho de som
·
Maquina fotográfica e filmadora
·
Fantoches
·
Sucatas
·
CDs e DVDs
·
Fantasias
·
Maquiagem
·
TV
·
Espaços externos e internos da
instituição
·
Espelho
CRONOGRAMA
MES
|
Elaboração do projeto
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Desenvolvimento na Creche
|
Desenvolvimento na pré-escola
|
Junho
|
X
|
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Agosto
|
X
|
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Setembro
|
X
|
||
Outubro
|
X
|
X
|
AVALIACÃO
A avaliação do projeto será contínua e tem como foco
acompanhar as crianças, auxiliando-as em suas dificuldades, estimulando-as em
seus progressos.
Este dia foi maravilhoso as crianças tiveram grande sucesso, souberam cuidar dos bebezinhos muito bem...
Olha a ambulância passando...
REFERENCIAS
BRASIL. Lei Nº 9.394,
de 20 de dezembro de 1996 Lex: Leis de Diretrizes e Bases da
educação Brasileira (LDB), Brasília, 1996.
MALUF, Angela Cristina
Munhoz.Brincar prazer e aprendizado.Rio
de Janeiro< Petropólis: Vozes, 2009.
OLIVEIRA. Zilma de Moraes Ramos de. Jogos de papéis: um olhar para as brincadeiras infantis. São Paulo:
Cortez, 2011.
RECH, Ilona Patrícia Freire. A Hora da atividade. In:
MARTINS FILHO, Altino José. Infância
Plural: crianças do nosso tempo. Porto Alegre, RS: Mediação. 2006, p. 59 –
84.
ROSA, Cristina Dias e LOPES,
Elisandra Silva. Aventura de viver, conviver e aprender com as crianças.In:
OSTETTO, Luciana Esmeralda (org.) Educação Infantil: saberes e fazeres da
formação de professores. Campinas, SP: Papirus,2008, p. 49-68.
VYGOTSKY, Lev
Semyonovitch. A formação social da mente.
São Paulo: Martins Fontes, 1998.
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