domingo, 9 de setembro de 2012

Interpretando o Mundo

                                                    Foto: (Escolinha Maria Olivia)


Todo ser tem suas necessidades e formas de interpretar o mundo, sendo essas concretas ou abstratas. Não se fazendo diferente na Educação Infantil, onde este meio de sentir, conhecer e interpretar o mundo se faz muito mais necessário. 
    A criança nesta faixa etária tem que ser estimulada a ter essas vivencias. Das quais se dão apenas a partir do concreto, com o auxilio de todos os envolvidos com sua aprendizagem. Familiares, professores enfim todos os envolvidos no processo histórico social. 
   Quando se propõe as brincadeiras elas tem de ser carregadas de uma formulação e objetivos prévios as suas execuções, para que não seja aplicada de forma a manter o pensamento inicial da criança.
   Segundo Vygotsky (1984), diz que "É que, no jogo de faz-de-conta, a criança passa a dirigir seu comportamento pelo mundo imaginário, isto é, o pensamento está separado dos objetos e a ação surge das idéias. Assim, do ponto de vista do desenvolvimento, o separado dos objetos e a ação surge das ideias. Assim, do ponto de vista do desenvolvimento, o jogo de faz-de-conta pode ser considerado um meio para desenvolver o pensamento abstrato."
    Pela grande importância que se torna as brincadeiras ou como gostamos de chamar aqui "faz de conta", dedicamos este blog a divulgação de experiências com essa prática de ensino, além de repassar informações   teóricas e suas discussões sobre o mesmo.

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